Budismo e Psicologia Analítica: semelhanças e contribuições




Esse é o meu blog onde eu escrevo sobre Psicologia e Espiritualidade

Budismo e Psicologia Analítica: semelhanças e contribuições.


Carl Gustav Jung foi um psiquiatra suíço que criou uma abordagem teórica da psicologia chamada  Psicologia Analítica que se diferenciou das outras teorias por incluir o conceito de inconsciente coletivo, arquétipos e o estudo das religiões. Criou também os termos que chamou de Tipos Psicológicos que no caso é o que mais nos interessa nesse artigo. Os Tipos Psicológicos de uma maneira sucinta dizem o como as pessoas direcionam sua energia psíquica. Como elas se vêem e como se orientam no mundo. 

Jung inicialmente definiu dois tipos psicológicos: Tipo Introvertido e Tipo Extrovertido. Enquanto o Tipo Extrovertido coloca sua energia para fora, para o mundo exterior, o Tipo Introvertido se interessa mais pelo seu mundo interno. Frente a sociedade parece ser anti social e reservado. Sendo assim, Jung vai ter um interesse especial pelas filosofias Orientais que dão ênfase a instrospecção, embora tenha estudado alquimia, o cristianismo, o animismo, mitologia e todas as formas de manifestação do sagrado em todas as sociedades e em todas as épocas.

Então, enquanto a sociedade Ocidental que Jung vai chamar de extrovertida se coloca para fora,  o  Ego extrovertido é a parte humana onde se concentram os pensamentos e emoções de interesse próprio, que se voltam para as aparências, coisas materiais e o poder. Já na sociedade Oriental seria o oposto, tentando livrar-se do Ego, voltariam sua energia para o interior.

 Etimologicamente, a palavra Ego, do latim seria "ilud". Daí identificar-se com o Ego seria uma ilusão pois a pessoa perde a visão sistêmica, deixando de entender o todo perdendo a conexão com o mundo, o Universo, o sagrado etc. Apesar de vermos que, com a era da Globalização e do capitalismo, a influência da cultura ocidental extrovertida no mundo Oriental se mistura ao dia a dia das pessoas. Mas focando no budismo vamos entender melhor esse ponto de vista da introversão.

Extroversão- sociedade Ocidental

   Introversão- sociedade Oriental

Para o budismo a fonte do sofrimento está no desejo, e o seu fundador Sidarta Gautama que diferente da interpretação de Cristo como o próprio Deus na Trindade pelos cristãos, o Buda foi um príncipe que saiu escondido do palácio onde tinha de tudo e se depara com um cenário que vai fazê-lo abandonar o seu status e buscar uma razão para a existência humana. Ele se depara com os quatro grandes sofrimentos da existência: O nascimento, a velhice, a doença e a morte. Ele vivenciou tudo isso andando pela cidade com um servo que lhe mostrou a outra realidade da vida.

Através desses e vários outros conhecimentos, Jung vai formular suas idéias psicológicas acerca das religiões e buscando um sentido mais profundo do sagrado distanciando-se da idéia de libido enquanto uma pulsão sexual proposta por Freud. Para Jung, a libido é simbólica, é uma energia que se transmite através das gerações que ele chamou de inconsciente coletivo, que é universal. Daí os símbolos que se repetem nas religiões, na mitologia passam a ser fonte de estudos para Jung.

Para ligarmos as idéias, devemos compreender a introversão no Budismo como uma fonte de auto conhecimento e segundo Buda, de libertação da energia ilusória ou Maya, ou a mente pensante. Toda lógica intelectual que damos através dos nossos sentidos levam o Ego a ter uma identidade e ter desejos, acreditando nas imagens exteriores e atribuindo valores as coisas externas. Daí o homem se torna um faminto insaciável e não consegue ver que tudo é impermanente, ou seja, nada dura para sempre neste mundo. A partir daí ele se vê como desconectado da natureza e dos outros seres.

Por isso se faz necessário o desapego do Ego para compreender o seu Dharma. O Dharma pode ser traduzido como o caminho. O caminho da sua existência, do seu propósito. E quando saímos da rota, o Karma entra em ação para que o indivíduo retorne a estrada.

Para ilustrar essas idéias vou falar um pouco sobre o Bushidô que é código de ética do guerreiro samurai. Conhecido como o caminho do guerreiro e que teve influência do Zen Budismo.

Os guerreiros samurais seguiam a risca esse código com extrema disciplina. Treinavam com espadas, arco e flechas, lanças, cavalgavam e tudo isso como uma forma de servir ao Imperador com suas próprias vidas.

Então para explicar o Dharma e o Karma vamos pensar no treino dos guerreiros com o arco e flechas. O arqueiro tem que acertar o alvo com precisão. Daí mira e lança a flecha. O sucesso vai depender de alguns fatores: o vento a favor ou contra, sua mira, sua força aplicada, enfim, vai depender de como ele lida com esses fatores.

Então o Dharma está traçado, é o caminho para se chegar ao alvo e o Karma vem com a postura do samurai. Ele serve para colocar a pessoa de volta no caminho. Seriam as leis de Causa e Efeito. Se o guerreiro errar, ele pode mudar a postura e tentar de novo.

 Sendo assim, para o budista oriental e"introvertido" a preocupação é o que faço com o que está dentro, por isso a religião não coloca Buda como um Deus, mas um homem que descobriu que o caminho do meio é o 

caminho do equilibrio e assim atingiu a Iluminação. O objetivo é reconhecer nossas paixões e desejos, e aceitar sem julgamentos para não nos identificarmos com o Ego e assim vivermos em paz. Isso não deixa de ser uma terapia não é mesmo? Foi por isso que resolvi escrever esse artigo fazendo uma ponte com a Psicologia de Carl Gustav Jung.

Daí a importância do pensamento das tradições orientais na formação da teoria de Jung. Outro conceito que se aproxima da visão budista é o Inconsciente coletivo. Para Jung são conteúdos ou experiências dos antepassados que de forma subjetiva são acumulados no indivíduo. Está carregado de símbolos universais que se repetem em todas as partes do mundo como: nascer, morrer, o bem e o mal, o medo da morte, divindades, mitos... E assim, tendo consciência desse processo que vem da integração dos opostos, incluindo o consciente e o inconsciente e buscando manter sua autonomia se chega na individuação que é semelhante a ideia do Nirvana ou Iluminação dos budistas.

E para finalizar a semelhança do conceito do Inconciente Coletivo como mais uma contribuição do budismo, além das que já falei acima é a ideia de que tudo na natureza é cíclico. Temos estações do ano, os movimentos da Terra, o dia, a noite, a vida e a morte. Dessa forma, os seres humanos também passam por esse processo de retorno através das reencarnações e dessa forma se explica as aptidões e pré disposições de cada pessoa. Para eles a idéia é voltar para o Centro ou Iluminação. Olhando para dentro, se reencontram com o sagrado e o círculo se rompe com o fim do ciclo de reencarnações sucessivas. Jung disse:" O que negas te subordina. O que aceitas te transforma". Ou seja, tudo aquilo que você deixa mal resolvido na sua vida retorna para você até que consiga resolver. Sugestivo com a idéia da reencarnação não?

E é por isso que achei interessante colocar para vocês essas idéias para podermos refletir sobre contribuição do budismo e da psicologia Junguiana para buscarmos a nossa transcendência e nos tornarmos seres conscientes através do auto conhecimento e da compaixão buscando compreender a impermanência, a necessidade do desapego e a busca do sagrado.

Vídeo: Todos somos um. Um documentário sobre a visão de várias religiões sobre diversos assuntos.👇👇

https://youtu.be/vnNn2PnESuM

"Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta."

Carl Gustav Jung

Nossos sites :

Atendimento psicológico
E-books
Designer
Canal Youtube


Canal Espiritualidade poética

https://youtube.com/channel/UC78jxbJY1HBYSyDlInJ6utw

https://bit.ly/EbookDependenciaQuimica

http://rbpsicologia-online.com.br/gerenciando-sua-ansiedade/

http://aprendagostardevoce.kpages.online/aprendagostardevoce

 Draconis Redemptio- frete grátis na primeira compra do livro físico

https://clubedeautores.com.br/livro/draconis-redemptio

https://www.amazon.com.br/gp/aw/d/B08BDYHSGM/ref=tmm_pap_swatch_0?ie=UTF8&qid=&sr=#

Www.bdesigner.com.br

#Psicologia #espiritualidade #relaxamento #autoajuda #dependenciaquimica #draconianos #transiçãoplanetaria #depressão #consciênciadaunidade #designer #drogas #extraterrestres #meditar #pazinterior #aprendaagostardevocê #músicaparadormir #psicologiatranspessoal #consciênciacósmica #atendimentopsicologiaonline #atendimentopsicologico #psicologo          #filosofiasorientais #religiões

#xamanismo

#religiões

#teosofia
#espiritismo
#psicologiaanalitica
#autoestima

#depressão
#autodominio
#universalismo #visãosistemica #curadaalma
#holistica
#ansiedade
#CarlGustavJung
#ansiedade
#curada ansiedade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O dia em que peguei na mão de Chico Xavier

Karate: Disciplina para o auto domínio...

Ser ou estar no mundo?