Dependência química sem Tabus



Esse é o meu blog onde eu escrevo sobre Psicologia e Espiritualidade


Olá, meu nome é Roberto e hoje vou falar um pouco sobre a dependência química.
Para quem não sabe, a dependência química é uma doença que pode afetar grande parte das pessoas na atualidade. Isso porque, em alguns momentos de nossas vidas passamos por situações emocionais e psicológicas que nos levam a algum paliativo para lidar com determinados problemas.

Sendo assim, o doente pode ser qualquer um que faça uso de algum tipo de substância lícita ou ilícita ou possua algum tipo de descontrole e que faça uso de algo que venha aliviar algum sintoma físico ou emocional. Entre os fatores de dependência estão: Jogos de azar, bebidas alcóolicas, sexo, alimentos, remédios etc. Essas pessoas que possuem esse tipo de desequilíbrio a medicina chama de adictos.
A adicção é uma pré disposição de origem biológica que com os estímulos do meio ambiente pode surgir levando a pessoa ao descontrole de sua vida.
Indivíduos fragilizados emocionalmente e que passam por situações depressoras ou estressantes podem se refugiar na adicção. Por exemplo: Jovens com prolemas familiares, pessoas que sofreram decepções amorosas ou frustrações. Muitas dessas pessoas fazem o uso de substâncias para esquecerem os problemas e até para buscarem emoções intensas.


O problema é que essa é uma doença silenciosa e progressiva e quando a pessoa se deu conta, sua vida pode estar arruinada. Através do uso continuado, o indivíduo vai precisar aumentar o consumo para alcançar os mesmos efeitos de satisfação pois o organismo vai se acostumando com a substância, necessitando de doses maiores. 
Sendo assim, na ânsia de obter a substância de prazer, a pessoa começa a ter atitudes prejudiciais tanto  a ela como as pessoas que o circundam. Podem cometer furtos , ser internadas e até vir a óbito.
No fundo todo adicto tem uma criança derrotista, assustada e solitária que precisa de ajuda.
 Existe um certo preconceito com pessoas dependentes na sociedade e muitas delas chegam ao estado de indigência nas ruas. Pessoas que além das drogas, possuem outras comorbidades como algum transtorno mental, acabam excluídas da família e vão viver nas ruas como pessoas invisíveis. 



Existem programas de apoio para a manutenção da dependência química que envolvem a redução de danos que são estratégias para reduzir ou amenizar o uso e se prevenir por exemplo estimulando o uso de preservativos, e o não compartilhamento de materiais descartáveis, a troca de uma substância por outra menos letal, a utilização de benzodiazepínicos como o diazepan para o tratamento de abstinência alcóolica, evitar passar por lugares onde estimulem o uso e uma possível recaída etc.
Todo esse tratamento é muito complexo e envolve desde familiares até uma equipe multidisciplinar para que haja sucesso no tratamento. Essa ajuda envolve tratamento psicológico para a família que é codependente, ou seja, sofre a relação afetiva e emocional com adicto e para o próprio dependente químico. 
Daí muitas vezes a necessidade de acompanhamento psiquiátrico com remédios, assitentes sociais e grupos de auxílio tanto a família como aos adictos. Temos o Alanon, os Narcóticos anônimos (N.A), os Alcóolicos anônimos (A.A.), os CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas).
Por isso o foco do tratamento sempre deve ser na pessoa e não no vício, proporcionando alternativas ao adicto de ter uma vida saúdavel com acesso a atividades que promovam o bem estar sem estarem associadas ao uso de drogas ou paliativos. 
Atividades esportivas, oficinas de artes, meditação, focarem no seu Eu superior em algum tipo de crença que os fortaleça espiritualmente são algumas das opções que auxiliam na recuperação.

Segue abaixo meu vídeo do canal Inspiração Divina como ilustração:


Nossos sites :

Atendimento psicológico
E-books
Designer
Canal Youtube

Canal Espiritualidade poética

https://youtube.com/channel/UC78jxbJY1HBYSyDlInJ6utw

http://aprendagostardevoce.kpages.online/aprendagostardevoce

http://rbpsicologia-online.com.br/gerenciando-sua-ansiedade/

 Draconis Redemptio- frete grátis na primeira compra do livro físico

https://clubedeautores.com.br/livro/draconis-redemptio

https://www.amazon.com.br/gp/aw/d/B08BDYHSGM/ref=tmm_pap_swatch_0?ie=UTF8&qid=&sr=#

Www.bdesigner.com.br

#Psicologia #espiritualidade #relaxamento #autoajuda #dependenciaquimica #draconianos #transiçãoplanetaria #depressão #consciênciadaunidade #designer #drogas #extraterrestres #meditar #pazinterior #aprendaagostardevocê #músicaparadormir #psicologiatranspessoal #consciênciacósmica #atendimentopsicologiaonline #atendimentopsicologico #psicologo          #filosofiasorientais 

#xamanismo

#religiões

#teosofia
#espiritismo
#psicologiaanalitica
#autoestima

#depressão
#autodominio
#universalismo #visãosistemica #curadaalma
#holistica
#ansiedade
#comosairdasdrogas
#codependência
#comorbidades
#ansiedade
#curada ansiedade
 

Comentários

  1. O vício é um caso extremo e problemático de saúde pública. As pessoas precisam querer se cuidar, acima de tudo, pois começa ao poucos e, quando menos percebemos, estamos prejudicados de uma forma horrenda. Vale sempre a pena procurar um psicólogo e instituições sérias nesse sentido. Boa análise.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O dia em que peguei na mão de Chico Xavier

Karate: Disciplina para o auto domínio...

Ser ou estar no mundo?