O fantasma do igrejismo cristão sob outra perspectiva




 

                        

Esse é o meu blog onde eu escrevo sobre Psicologia e Espiritualidade


O fantasma do igrejismo cristão sob outra perspectiva


Ola, meu nome é Roberto e hoje vou falar de um tema que está em foco no Brasil e que pode afetar sobremaneira a saúde mental e psicológica das pessoas. O " igrejismo" : Esse neologismo demonstra uma concepção onde a Igreja é vista como o próprio Reino de Deus e assim, o centro de toda divindade entre os homens. É o espaço onde se tomam as decisões sobre os crentes como uma grande empresa espiritual através da institucionalização do evangelho. Através dessa postura, dá-se valor a forma, o método e daí que vem a preocupação com a saúde mental das pessoas. Rituais, vendas de artefatos sagrados ou ungidos, bençãos lembrando muito os tempos da Idade Média antes da Reforma Protestante.

Para ficar mais claro vamos voltar ao séculos XV e XVI. Tempo do Renascimento e da Reforma Protestante: 

Castelo medieval e Igreja medieval

Com o Renascimento vai surgir a crítica a Igreja católica, a revitalização das artes, da ciências e da filosofia.  Nesse momento o homem passa a ser o centro do Universo através do antropocentrismo. Ao contrário do Teocentrismo da Igreja católica onde Deus era o centro, ou melhor, a Igreja com sua doutrina e dogmas eram o centro do mundo cristão e dominavam a sociedade. 


Com o Renascimento vai surgir uma crença na valorização da natureza como obra de Deus e o homem vai ser o centro dessa obra, e portanto, vai ser importante como um cocriador.




Veremos a idéia de individualismo surgir em contraposição a anulação do valor vida humana na crença da Igreja que via apenas o coletivo para a manutenção da casa de Deus. Todos eram" iguais" e os pobres iriam conquistar o Reino de Deus. 

Com o surgimento de uma nova classe social veremos a ideia da auto promoção individualista nas obras de arte financiadas pelos burgueses. O racionalismo vai surgir para questionar o misticismo medieval e assim abrem espaço para a chamada Reforma Protestante que como o nome já diz, vai protestar contra os valores da Igreja. Dentre as práticas da Igreja estavam as heresias que eram as ações e obras proibidas pela Igreja e os hereges que eram os pecadores, endemoniados ou bruxas que eram condenados por pensar diferente da doutrina católica, a venda das indulgências que eram o perdão dos pecados, a venda de relíquias que eram objetos sagrados ou ungidos que pertenceram a santos e a venda de lugares no céu.

Sendo assim, surgiram Martinho Lutero e João Calvino que seriam os representantes que iriam  questionar e reformar a Igreja.

Max Weber em sua obra a Ética Protestante e o Espírito do capitalismo vai fazer um estudo do Calvinismo que fala sobre o estado da Graça Divina. Para ele o cristão já nascia em estado de Graça. Mas para saber se ele realmente era um escolhido de Deus que estava sob o Estado da Graça, precisava observar duas coisas: Se este realmente aceitou Jesus como salvador e sua prosperidade material. Essa condição agradou aos burgueses que sendo comerciantes ricos ao aceitarem a nova fé se consideravam portadores da Graça.

Então para os Calvinistas, era importante se dedicarem ao trabalho e não gastarem seu dinheiro com coisas mundanas como mulheres, jogos de azar, bebidas etc. Isso fazia com que poupassem dinheiro e crescessem socialmente e, prosperando estavam sob a Graça Divina. Você já ouviu a frase de Benjamim Franklim: "Tempo é dinheiro?" Por isso o ócio era mal visto pelos crentes que dedicavam seu tempo ao trabalho.

E é a partir deste contexto que quero enfatizar a ideia do igrejismo moderno como a fonte de alguns desequilíbrios na sociedade brasileira.

Para dar um reforço nessas ideias quero citar o psiquiatra Suíço Carl Gustav Jung que em sua abordagem teórica chamada Psicologia Analítica vai estudar a psicologia das religiões e do sagrado. Um de seus conceitos vai ser o dos Tipos Psicológicos. Neles Jung fala em como as pessoas direcionam sua energia psíquica e inicialmente classificou esses conceitos  em dois tipos. O tipo Introvertido e o Tipo Extrovertido.

No nosso caso vamos falar do Tipo Extrovertido e sua relação com o cristianismo Ocidental. O tipo extrovertido prefere concentrar sua energia no mundo exterior, é objetivo e se ocupa com as coisas externas a ele.

Então Jung fez um estudo sobre o cristianismo no Ocidente e concluiu que o mundo ocidental era extrovertido. Isso porque, segundo a tradição, é através de Cristo que se chega a Deus, é aceitando Jesus, o filho que se chega ao Pai no processo da Trindade. Portanto, a salvação está fora do indivíduo. Ao contrário das religiões orientais que pregam um retorno para dentro para se auto redimirem. 


Dessa forma todo o ocidente age sob a lógica cristã onde a realização está fora do indivíduo. Por exemplo: ser bem sucedido, competitivo(individualismo no Renascimento), ganhar dinheiro, ter Status social etc.

Dessa forma o mundo ocidental volta sua energia para fora. O ter e o poder e, para Jung, poder é o oposto do amor. Não que as Nações orientais não possuam um misto de introversão e extroversão porque com o capitalismo, a globalização e os meios de comunicação quase instantâneos através da internet, influenciaram o comportamento oriental. 


Mas, ainda em termos religiosos e psíquicos, o tipo introvertido predomina.

Da mesma forma que vemos o racionalismo ocidental negar a transcendência e coloca toda sua realização no próprio homem através da ciência, 


vemos a igreja cristã na sua manifestação neopentecostal centralizar o poder como uma indústria da fé, e usar a Bíblia como mecanismo de alienação dos fiéis. Através de cultos grotescos, encenações, músicas e sensibilização das pessoas para depois receberem as ofertas para a "casa de Deus". Fora a venda de objetos que remetem aos mesmos comportamentos que foram criticados na época da Reforma Protestante que pregam mais o enriquecimento dos líderes religiosos do que a busca do sagrado. 

Além disso, a fé está em barganhar com Deus. Aceitar Jesus e ir no altar fazer o testemunho: Comprei uma casa, um carro, casei. Toda satisfação está fora como disse Jung. Ao contrário da reforma íntima, como apregoa no Evangelho, a energia volta-se para fora. O culpado é o demônio, é o homossexual é aquele que pensa diferente. Dessa forma propagando discursos de ódio e preconceito que ao contrário de trazer redenção trazem separação. 

E é por isso que escrevi esse texto, para que pudéssemos refletir na nossa postura religiosa que pode nos levar ao sectarismo, fanatismo e adoecimento mental. Pois o diferente também é meu irmão, está na busca assim como eu, e você. Assim essa crítica é para ala radical e ideológica e não para aqueles que são buscadores sinceros. Assim cada um pode julgar se está certo ou errado esse texto, pois todos tem o direito de ter uma fé e seguirem o caminho que for melhor para si. Ninguém é dono da verdade, entretanto, podemos amadurecer nossa fé através de auto conhecimento e da reflexão daquilo que nos oferecem como trampolim de salvação.

 Veja nosso vídeo no Youtube tratando do mesmo tema:



Segue um vídeo que não é muito recente mas parece muito atual mostrando como as instituições financeiras e religiosas manipulam o homem.

https://www.youtube.com/watch?v=5R_Vm2wCQj4&list=PLti0jo2KDApGH5szpgxozYvWK-8J5n5vT&t=0s

Na descrição deste vídeo tem a parte 2 e 3.  Sinistro...







Nossos sites :

Atendimento psicológico
E-books
Designer
Canal Youtube

Www.rbpsicologia-online.com.br

https://youtube.com/channel/UC78jxbJY1HBYSyDlInJ6utw

https://bit.ly/EbookDependenciaQuimica

http://rbpsicologia-online.com.br/gerenciando-sua-ansiedade/

http://aprendagostardevoce.kpages.online/aprendagostardevoce 

Draconis Redemptio- frete grátis na primeira compra do livro físico

https://clubedeautores.com.br/livro/draconis-redemptio

https://www.amazon.com.br/gp/aw/d/B08BDYHSGM/ref=tmm_pap_swatch_0?ie=UTF8&qid=&sr=#

Www.bdesigner.com.br

#Psicologia #espiritualidade #relaxamento #autoajuda #dependenciaquimica #draconianos #transiçãoplanetaria #depressão #consciênciadaunidade #designer #drogas #extraterrestres #meditar #pazinterior #aprendaagostardevocê #músicaparadormir #psicologiatranspessoal #consciênciacósmica #atendimentopsicologiaonline #atendimentopsicologico #psicologo          #filosofiasorientais 

#xamanismo

#religiões

#teosofia
#espiritismo
#psicologiaanalitica
#autoestima

#depressão
#autodominio
#universalismo #visãosistemica #curadaalma
#holistica
#ansiedade
#CarlGustavJung
#ansiedade
#curada ansiedade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O dia em que peguei na mão de Chico Xavier

Karate: Disciplina para o auto domínio...

Ser ou estar no mundo?