Negação, projeção e negacionismo

  


Esse é o meu blog onde eu escrevo sobre Psicologia e Espiritualidade



Negação, projeção e negacionismo

Olá, meu nome é Roberto e hoje vou falar sobre esses mecanismos de defesa que estão se instalando em boa parte da população brasileira. O nome mecanismo de defesa já diz: Defender-se de algo. No caso da Psicologia é para defender-se de si mesmo na relação com os outros.

Primeiramente, vou apresentar o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung que vai explicar a negação enquanto um mecanismo de defesa do nosso Ego que é a parte consciente do nosso ser, que nos coloca em contato com o mundo. 

Para não ficar muito complicado, vou falar brevemente ao que Jung chamou de Sombra. Ou seja, tudo que queremos esconder da nossa consciência, nossos medos, preconceitos, sentimentos inferiores estão guardados no nosso inconsciente que é a camada profunda da nossa psique que não temos acesso a não ser por sonhos, análise, meditação etc. 

Quando não conseguimos trazer a sombra para a luz, integrando-a com nossa consciência, ela se apresenta através de alguns mecanismos de defesa para que o nosso Eu não se revele como realmente é.

Vou citar dois mecanismos de defesa que podemos fazer uso para mascarar nossa sombra:

-Projeção: Através dela é que colocamos todo o mal para fora de nós, sempre o outro é o culpado por minhas mazelas: o chefe, é o homossexual,é o comunista, a namorada, o pecador da outra religião, o governo, a economia etc.


-Negação: Na negação, o indivíduo simplesmente não aceita uma realidade por decisão pessoal. Não tem nenhum argumento racional para justificar. É como uma criança com birra que tapa os ouvidos quando não quer ouvir alguma coisa. Dessa forma procura afastar qualquer situação ameaçadora mesmo que a situação esteja ali na sua frente. Seria como o avestruz que coloca a cabeça no buraco achando que está escondido do perigo.


Esses mecanismos de defesa fazem com que não nos defrontemos com nossos piores defeitos e erros, fazendo com que deixemos obscuros no inconsciente todas as nossas perversões e medos.

Nesse momento de pandemia, estamos vivendo um misto de negação e projeção que nos levou ao negacionismo. O negacionismo é uma postura de negar a realidade para escapar de uma verdade desconfortável. É um comportamento de recusa de uma situação comprovada e de agir para negar essa realidade.

O que estamos enfrentando atualmente é o negacionismo da ciência. A desinformação, a contrariedade sobre a eficácia da vacinação, do distanciamento social, do uso de álcool em gel e do uso de máscaras etc. E esse comportamento está despertando discursos de ódio, ataques a grupos políticos e simpatizantes de forma a projetar no outro a angústia sobre a minha incompetência e incapacidade em solucionar um problema comum a todos: A pandemia.

Dái vemos grupos religiosos se aliando a políticos promovendo o negacionismo científico, desqualificando as medidas de prevenção e prometendo curas milagrosas, assim como remédios sem eficácia comprovada.

O medo de encarar o fracasso e perder o poder sobre o outro, típico da sociedade em que vivemos, fazem dessas pessoas mensageiras das mentiras a ponto até de acreditarem em suas próprias farsas.

Esse fenômeno de projeção e negação não é recente. A Igreja católica condenou Giordano Bruno a fogueira por dizer que havia a possibilidade de ter vida em outros planetas. Galileu Galilei teve que silenciar para não ter o mesmo fim de Giordano por defender o Heliocentrismo- o Sol como o centro do Universo na Época em que a Igreja dizia ser a Terra.

Existem pessoas que negam o Holocausto. E a explicação talvez seria que essa atitude tão repulsiva e cruel não poderia ser cometida por seres humanos. Daí eu nego tudo porque eu sendo humano, poderia cometer esse tipo de atrocidade se estivesse em determinada situação, mostrando assim que sou mau também.

E vendo a figura de um líder negativo que representa a sombra, desperta em muitas pessoas que não admitindo a maldade, o preconceito, a misogenia, o racismo, recebem o respaldo para exteriorizarem seus impulsos mais malignos sem serem reprimidos ou responsabilizados pois tem a permissão do " messias".

O mal que sempre existiu e nunca foi trazido para luz, para a transcendência ou transmutação ou integração, vem a tona como verdadeiros monstros sem empatia, que justificam suas atitudes em falsas verdades e na justiça divina.

Tudo isso colabora para a alienação das pessoas e é usado para o controle sobre elas através dos governos, do sistema educacional, dos líderes mundiais em nome do nacionalismo e dos líderes religiosos desde que a humanidade passou a viver em sociedade.

Nossos sites :

Atendimento psicológico
E-books
Designer
Canal Youtube

Www.rbpsicologia-online.com.br

https://youtube.com/channel/UC78jxbJY1HBYSyDlInJ6utw

https://bit.ly/EbookDependenciaQuimica

http://rbpsicologia-online.com.br/gerenciando-sua-ansiedade/

http://aprendagostardevoce.kpages.online/aprendagostardevoce

 Draconis Redemptio- frete grátis na primeira compra do livro físico

https://clubedeautores.com.br/livro/draconis-redemptio

https://www.amazon.com.br/gp/aw/d/B08BDYHSGM/ref=tmm_pap_swatch_0?ie=UTF8&qid=&sr=#

Www.bdesigner.com.br

#Psicologia #espiritualidade #relaxamento #autoajuda #dependenciaquimica #draconianos #transiçãoplanetaria #depressão #consciênciadaunidade #designer #drogas #extraterrestres #meditar #pazinterior #aprendaagostardevocê #músicaparadormir #psicologiatranspessoal #consciênciacósmica #atendimentopsicologiaonline #atendimentopsicologico #psicologo          #filosofiasorientais 

#xamanismo

#religiões

#teosofia
#espiritismo
#psicologiaanalitica
#autoestima

#depressão
#autodominio
#universalismo #visãosistemica #curadaalma
#holistica
#ansiedade
#negacionismo
#negação
#projeção
#CarlGustavJung
#sombra
#mecanismosdedefesa
#alienação
#negacionismocientífico
#ansiedade
#curada ansiedade



Comentários

  1. Artigo muito bom, talvez temos a que pensar a respeito de nossas posturas e decisões. Lidar com a realidade, às vezes, machuca. E é isso que as pessoas não querem, encarar o real.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O dia em que peguei na mão de Chico Xavier

Karate: Disciplina para o auto domínio...

Ser ou estar no mundo?