Karate: Disciplina para o auto domínio...

Esse é o meu blog onde eu escrevo sobre Psicologia e Espiritualidade

 Reflexão sobre o filme “O faixa preta” (Kuro Obi)

 Sendo a cultura japonesa uma cultura rígida e pautada no código de honra do samurai(Bushido), que é o caminho do guerreiro, observamos um misto de tradições paternalistas e de forte apelo moral e filosófico onde o Japão no período do filme foi retratado.



A Ilha de Kyushu foi o palco da trama dos três karatecas que receberam o treinamento do mestre Shibanara. O mesmo enfatizou o Karate como arte de defesa e não de ataque e que não se deveriam utilizar as pernas para atacar. Entretanto, um de seus alunos(Taikan) não segue seus ensinamentos e busca através da luta encontrar o sentido do Karate e a busca da faixa preta do mestre  para provar que era o melhor de todos.

Mas o que vimos durante o filme? Um karate desenfreado como um cavalo sem rédeas. O que o mestre tentou passar para seus alunos quando disse que o karate era para ser usado para si mesmo? Por quê não usar as pernas? As pernas não nos mantêm firmes no chão? Não nos dão o equilíbrio? O mestre lhes ensinou que o karate não é um conjunto de golpes aleatórios, mas uma técnica que envolve humildade, senso de realidade e principalmente a busca do auto conhecimento.



Muito dessa busca do auto conhecimento do karate tradicional é uma herança das tradições xintoístas e budistas do Japão. Sabemos que luz e trevas existem dentro de cada um e que ambas agem como equilíbrio da outra.

Giryu representava a luz e Taikan a sombra. A sombra é o desconhecido, aquilo que é negado enquanto considerado algo ruim. Entretanto, em Giryu ela está reprimida e tudo que fica reprimido retorna como um sintoma negativo. Taikan buscou olhar para a sombra, mas deixou-se dominar por ela, enquanto Giryu negou-a tornando-se infeliz e

desorientado.

O que eu entendi sobre o filme é que a luta corporal não está separada da disciplina e da luta interior. Esta luta interior se dá através do silêncio interno controlando o turbilhão das paixões que levam o homem à busca do prazer desenfreado e, muitas vezes fazendo-o acreditar ser algo que não é ou precisar de algo que realmente não precisa.

Sendo assim, reconhecer a sombra é reconhecer o mal e o desconhecido que faz parte do seu ser e superar a si mesmo. Não é o outro que devo vencer, mas a mim mesmo.


 Daí a morte de Taikan e a herança da faixa preta. Podemos encarar essa morte como uma morte simbólica que demonstra a necessidade de morrermos para reviver, para compreender verdades. Ela se dá da seguinte forma: morre-se a criança para nascer o adulto, morre-se o ignorante para nascer o erudito, morre-se o orgulhoso para nascer o humilde...

E assim, enquanto muitos se consideram cheios do saber, irão perceber com o tempo que nada sabem, enquanto aqueles que se esvaziam de si mesmos se encontrarão com o seu verdadeiro EU. O verdadeiro caminho está na percepção das pequenas coisas, no respeito, no amor para que, ao observar meu próximo com suas qualidades e defeitos eu aprenda a olhar para mim mesmo.

 Para encerrar fiquemos com a famosa frase do oráculo de Delfos: “Conhece-te a ti mesmo” .

Essa foi uma reflexão que fiz sobre o filme dentro de uma visão da psicologia junguiana e do budismo.


Nossos sites :


Atendimento psicológico
E-books
Designer
Canal Youtube

Www.rbpsicologia-online.com.br

https://youtube.com/channel/UC78jxbJY1HBYSyDlInJ6utw

https://bit.ly/EbookDependenciaQuimica

http://rbpsicologia-online.com.br/gerenciando-sua-ansiedade/

http://aprendagostardevoce.kpages.online/aprendagostardevoce

https://bit.ly/DraconisRedemptio

Draconis Redemptio - frete grátis na primeira compra do livro físico

https://www.amazon.com.br/gp/aw/d/B08BDYHSGM/ref=tmm_pap_swatch_0?ie=UTF8&qid=&sr=#

Www.bdesigner.com.br

Canal Espiritualidade poética

https://youtube.com/channel/UCvgjl49M7cWr3hxTJeHXMMQ

#Psicologia #espiritualidade #relaxamento #autoajuda #dependenciaquimica #draconianos #transiçãoplanetaria #depressão #consciênciadaunidade #designer #drogas #extraterrestres #meditar #pazinterior #aprendaagostardevocê #músicaparadormir #psicologiatranspessoal #consciênciacósmica #atendimentopsicologiaonline #atendimentopsicologico #psicologo          #filosofiasorientais 

#xamanismo

#religiões

#teosofia
#espiritismo
#psicologiaanalitica
#autoestima
#depressão
#autodominio
#universalismo
 #visãosistemica 
#curadaalma
#holistica
#ansiedade

#CarlGustavJung

#ansiedade
#curada ansiedade


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O dia em que peguei na mão de Chico Xavier

Ser ou estar no mundo?